IGREJA MATRIZ DA ATALAIA

A igreja matriz da Atalaia, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar por volta de 1528 por D. Pedro de Meneses, conde de Cantanhede, e é possivelmente o primeiro templo português a empregar uma “nova imagem espacial”.

O corpo central da fachada é destacado, possuindo quatro registos; no primeiro foi aberto o portal principal, o segundo possui uma janela perspectivada, e os dois últimos são constituídos pela torre sineira. Esta fachada que actualmente conhecemos na matriz da Atalaia não corresponde à edificação original, dado que foi restaurada nos anos 30 do século XX.

Interiormente, a igreja divide-se em três naves de cinco taramos, com cobertura de madeira em três panos, e púlpito do lado do Evangelho, datado de 1674. No topo das paredes da nave central, intercalando com as janelas que iluminam o templo, foram colocados painéis de azulejo seiscentistas, figurando cenas do Antigo Testamento.

Pertencente ao concelho de Vila Nova da Barquinha é contemplada como uma das figuras mais relevantes em valor turístico em conjunto com o Parque de Esculturas Contemporâneas Almourol e o Castelo de Almourol

Horário

Celebração da Eucaristia

Todo o ano

Domingo

9.30h – 10.30h

Visitas por marcação

A igreja está aberta à sexta-feira, na parte da manhã, por marcação, através do Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha.
Contactos:
turismo@cm-vnbarquinha.pt
249720353 / 249720358

Como chegar à Igreja Matriz da Atalaia